domingo, outubro 22, 2006

Sobre a omissão de informações

Andei meio puto com algumas coisas que percebi nestes últimos dias. Vou citá-las uma a uma e gostaria que comentassem se estou xiita ou não:

1. Afixação de preços de produtos na Drogaria Araujo. Fui até lá só pra comprar uma pasta de dente. De frente para a prateleira, entretanto, não conseguia achar os preços. Pedi ajuda a uma funcionária. Ela me mostrou que as marcações estavam na parte do lado das embalagens. Por um momento pensei que tinha pagado mico por ter chamado a funcionária para me ajudar em uma coisa tão simples. Só que andei pela loja e vi que todos os preços estavam afixados em locais não visíveis: ou embaixo ou no lado das embalagens. Não acredito em ocultação ocasional de informação em empresas como a tal drogaria, que tem a maior rede de Belo Horizonte. Nada me tira da cabeça que, quando isso acontece, é intencional.

2. Falta de informações sobre disposição das lojas do Shopping Del Rey. Eu, que já não gosto de ir a shoppings, acho o Del Rey o pior de todos. Ele nos exige uma caminhada de sei lá quantos metros para encontrar a escada rolante certa. Eu, quando tenho que ir a um desses centros de compras, vou sabendo o que preciso comprar. Só que, como não conheço a disposição das lojas, sou obrigado a sair procurando. Facilitaria muito se, neste caso, fosse feito como no Shopping Cidade, que tem a relação das lojas em todos os andares, em ordem alfabética e separada por tipo de serivço prestado. No caso do Del Rey, só perguntando para saber. A impressão é de que eles realmente querem que fiquemos andando feito peregrinos pelo shopping. Relembro, mais uma vez, que não acredito em omissão ocasional de informação em empresas grandes.

3. Comerciais da Ricardo Eletro e das Casas Bahia. Tenho considerado estas duas redes de lojas de eletrodomésticos como as detentoras das propagandas mais apelativas dos últimos meses. Não consigo enxergar nessa história de "só hoje", "corra" ou "aproveite" nada além da tentativa de passar o consumidor para trás. Principalmente porque neste tipo de comercial sempre aparecem aquelas informações em fonte tamanho minúsculo, impossíveis de serem lidas por qualquer ser humano que não tenha superpoderes. Acredito que não preciso mais falar o que penso sobre omissão de informações.

4. Eleitores de Geraldo Alckmin repetindo bordões da revista Veja. Isto tem acontecido em todos os blogs que visito. Quando vejo cidadãos no pleno gozo de seu direito de liberdade de expressão repetir de modo fidedigno o discurso propagado pela Veja, tenho vontade de mostrar a um por um aquele comercial de Guaraná Antarctica que pregava a originalidade. Essa coisa de escrever Lula com dois L cansou. É típico de quem não tem argumento. Num país onde temos o direito (e o dever) de lermos o que quisermos, perceber que ainda existe quem lê apenas uma fonte de informação é deprimente. Está mais do que discutido em blogs respeitáveis (como este, este ou este) e no Observatório da Imprensa o quanto a Veja omite informações para fazer valer seus discursos.

Exceto quanto aos citados no item 4, encaminharei todas as reclamações aos devidos e-mails. Se obtiver resposta, não omitirei informações.

A propósito, também não omitirei a parcialidade deste blog. Recomendo o voto em Lula.

5 Comments:

At 2:21 AM, Blogger graziipa said...

Garoto Enxaqueca! Tô contigo e não abro! rs

 
At 9:17 PM, Blogger mel said...

Olha, vamos por partes, hehe...
Como legítima conterrânea sua, eu sei o que você passa... Realmente, esse centro de compras em questão é um labirinto.. Até hoje eu não sei direito quantos andares ele tem, pra dizer a verdade. E a intenção deles é essa mesmo, transformar-nos em peregrinos e fazer-nos comprar, comprar, comprar...

Sobre a drogaria: a intenção deve ser essa mesma que você disse.. afinal, você leva o negócio pro caixa, lá você vê que custa o dobro do normal, mas, por preguiça, leva assim mesmo...

E, finalmente, sobre as casas bahia e ricardo:
ABSURDO! odeio.
Pagando em prestações, você leva uma tv e paga duas!!!
fico indignada, hehehe...


Enfim, é SÓ isso, hhee...
:)
gostei do seu blog!

 
At 10:37 AM, Blogger Elayne said...

Não aguento mais ver na tv as propagandas das casas Bahia e do ricardo Eletro. Acho que uma coisa que vale observar em Bh, são os famosos shoppings populares, que de populares, tem só o nome. Fui no shopping Oi comprar uma câmera digital prá mim e encontrei modelos com o precinho básico de R$ 2.000,00 ... !!! Ué, mas não é popular ??? Bom, deveria, mas o meu salário não é tão popular quanto o preço que é oferecido por lá !

 
At 3:10 PM, Anonymous Anônimo said...

Nao posso comentar sobre nenhum dos seus pontos mas o do Lula com dois "l"s me intriga ha tempos: qual eh a logica?!?!?!?!

 
At 9:01 AM, Anonymous Anônimo said...

Concordo com todas as suas observações. Mas, alguns anos atrás, várias portas do shopping del rey tinha um mapa com a disposição das lojas. Não sabia que tinham tirado... parei de ir lá depois que começaram a cobrar estacionamento.

 

Postar um comentário

<< Home