quarta-feira, outubro 04, 2006

Ligações perigosas em Minas

Na metade do ano passado, vários repórteres da grande imprensa desembarcaram Belo Horizonte ávidos por desmascarar o escândalo do mensalão. O fio da meada que poderia sujar as mãos de centenas de políticos ligados ao governo federal estaria em BH, pois aqui estão as empresas de Marcos Valério. Quase um ano e meio depois, o tema da corrupção continua recorrente no debate, ainda mais neste segundo turno da eleição presidencial. Vamos a uma breve discussão sobre o mensalão pra tentar jogar mais dúvida nas nossas cabeças.

Primeiro, algumas constatações. O mensalão atingiu em cheio o PT de São Paulo. Vários congressistas-petistas-paulistas caíram na mídia por conta do escândalo, sobretudo o ex-ministro José Dirceu. Em Minas, porém, o foco da crise foi outro: a oposição. Na política mineira, dois nomes ganharam destaque como envolvidos na crise: Eduardo Azeredo (PSDB) e Roberto Brant (PFL).

O envolvimento dos dois no escândalo contribui para referendar a tese de que o mensalão era mais um esquema de caixa-dois do que um simples pagamento de propina para aprovação de projetos de interesse do governo no Congresso. Pelo que se tem notícia até o momento, o esquema teve início na campanha de Azeredo ao governo de Minas, em 1998. Marcos Valério teria montado, de acordo com as denúncias que rolam por aí, o esquema de caixa de campanha do PSDB naquela ocasião.

Vamos lançar, agora, mais um nome nessa discussão: Clésio Andrade. Ex-PFL e atualmente filiado ao PL, foi candidato a vice-governador na chapa de Eduardo Azeredo em 1998 e é atual vice do Playboy Almofadinha. Clésio é, ainda, presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), entidade que representa os empresários do setor de transporte.


Antes de disputar a eleição de 1998, Clésio desfez a sociedade que tinha com Marcos Valério na agência de publicidade SMPB, atolada até o pescoço no escândalo do mensalão. O motivo do fim da parceria seria justamente a evitar suspeitas sobre licitações envolvendo publicidade estatal. Azeredo e Clésio, entretanto, perderam aquela eleição para a dupla Itamar Franco e Newton Cardoso (PMDB). Patrus Ananias (PT) ficou em terceiro lugar.

Clésio voltou na eleição seguinte como vice do Playboy Almofadinha. Desta vez, ele ganhou. E, na primeira metade do atual governo, a mídia propagou com letras maiúsculas o “sucesso” do chamado choque de gestão, alcançado por um suposto déficit zero das contas do estado (leia matéria da Folha sobre as estratégias do governo estadual para chegar ao déficit zero). A imprensa estava, no caso, reproduzindo os dizeres de uma megacampanha publicitária bancada pelo dinheiro dos nossos impostos e executada por quem? Pela SMPB, de Marcos Valério e ex-Clésio Andrade.

Concordam que existe aí um interessante fio da meada que os repórteres poderiam ter encontrado por aqui? Aparentemente, ninguém quis investigar essas ligações perigosas. Mesmo que seja para descobrir que não há sujeira nessas ligações, era preciso investigar. Porém, há uma lei da mordaça, imposta sabe-se lá com quais métodos pelo atual governo estadual. Ao que tudo indica, ela deve continuar pelos próximos quatro anos e deve ser a alavanca para a campanha presidencial do Playboy.

Em tempo: Eliseu Resende (PFL) foi eleito senador por Minas Gerais, com mais da metade dos votos. Eliseu tem 78 anos e, se chegar ao final do mandato de oito anos, terá 86. Caso não chegue, assume seu primeiro suplente, Clésio Andrade.

2 Comments:

At 2:59 PM, Blogger Jacque Muniz said...

Eu vou comentar o outro post, sobre pirataria.
Meu pai ñ deixa eu comprar 'genericos' mas eu sempre uso o argunto de q 'se ñ fosse pra comprar piratas,os originais seriam baratos'.

Achei seu post muito bom.Blog bem inteligente.

Se puder,comnta no meu.
Bjs ^^

 
At 5:34 PM, Blogger Jacque Muniz said...

Ahã,é verdade,muita coisa tem em ingles,to até fazendo curso.
Mas o ingles ñ foi um idioma inventado nos EUA,é uma lingua falada por varios paises.E é chato ver q 90% da cultura de fora q entra no nosso país sai dos EUA.Ser potencia é isso,né...Mas eu ñ odeio o país,só acho ñ curto muito do comportamental deles (assim como tem gente q ñ gosta do jeito 'frio' dos orientais)
Como hj já é quinta-feira,ja vou te desejar um bom fds.
Bjs.

 

Postar um comentário

<< Home