terça-feira, outubro 10, 2006

Vidas Secas (Clássicos do Cinema Brasileiro - 3)

Por um minuto, pare de fazer o que estiver fazendo. Esqueça do trânsito, esqueça da conta do celular, esqueça do supermercado. Esqueça do seu salário, do capítulo de ontem de Páginas da Vida que você perdeu. Esqueça que o presidente só estudou até a quarta série ou que só tem quadro dedos na mão. Esqueça estas e todas as outras preocupações burguesas que nós temos no dia a dia. Pronto. Agora você pode assistir Vidas Secas.

O filme, dirigido por Nelson Pereira dos Santos, é de 1963. Foi baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos e conta a história da família de Fabiano (Átila Iória) atravessando o sertão em busca de sobrevivência.

Logo no início do filme, parece que somos jogados dentro daquela realidade da seca do nordeste. Fabiano, ao lado da esposa Sinhá Vitória (Maria Ribeiro), dos dois filhos pequenos e da cadela Baleia, percorrem uma estrada de terra que parece não ter fim. A cena é longa, silenciosa e nos deixa incomodados ao assisti-la. Quase nos faz sentir aquele incômodo que a família sentia ao andar sob o sol escaldante do sertão.

Eles chegam a uma fazenda, onde Fabiano consegue emprego. O patrão, entretanto, não lhe paga tudo o que deve. Para tentar compensar, Fabiano resolve vender carne na cidade, mas um policial não permite, alegando que ele não pagava impostos. Convidado também pelo policial, ele tenta ganhar dinheiro no jogo, mas é trapaceado e preso injustamente por desacato a autoridade.

Diante de toda essa realidade, as situações pelas quais o protagonista passa sintetizam o que é injustiça social.

Vidas Secas foi indicado ao prêmio de melhor filme em Cannes. Na lista das 360 obras indispensáveis em uma cinemateca, elaborada pelo Instituto de Cinema Britânico, Vidas Secas é o único filme brasileiro. Nelson Pereira dos Santos foi homenageado este ano no Festival de Gramado. Creio que já temos motivos suficientes para ver o filme. Estão todos convidados.

6 Comments:

At 7:45 PM, Anonymous Anônimo said...

Vidas secas é mesmo muito lindo!! adorei o post!!

 
At 7:49 PM, Blogger graziipa said...

Olha! Vejo um futuro promissor para a GP no ramo de criação de sinopses para filmes! O que me diz?

 
At 8:15 PM, Anonymous Anônimo said...

opa, falta agora encontrarmos o link para baixar. fiquei instigado p assistir...

 
At 10:00 PM, Blogger Daniela Leal said...

Olá,
achei o seu blog numa comu do orkut e vium dar uma conferida. Adorei os seus 2 últimos posts. Esse filme "Vidas secas" é fácil de locar? Gostaria muito de assistir pois o livro é muuito bom. Uma ótima semana para vc!

 
At 10:05 PM, Blogger Paulo Morais said...

Oi dani. Algumas locadoras tem Vidas Secas e outros filmes antigos, mas depende de loja pra loja. Estou aconselhando quem tem banda larga a abusar de emule e torrents pra encontrar esses filmes, pois eles são mesmo difíceis de encontrar por aí. Grande abraço, Paulo.

 
At 8:06 AM, Blogger Giovanna Vilela said...

Muito bom seu texto!Vou procurar o filme hoje mesmo.

 

Postar um comentário

<< Home