terça-feira, setembro 26, 2006

"Xô Sarney" cai na grande imprensa


A campanha Xô Sarney chegou, hoje à grande imprensa. A Folha de S. Paulo publicou matéria e entrevista, reproduzida pelo blog de Alcinéia Cavalcante, o pivô da campanha. Recomendo a todos que passem por lá para dar uma olhada. A quem se simpatizar com a causa, recomendo ainda que deixem comentários em solidariedade. Àqueles que ainda não estão sabendo do caso, recomendo a leitura desta postagem, ou então dos blogs Biscoito e Pensar Enlouquece (links aí do lado).

Só para repercutir o caso, vou enumerar alguns pontos do que Sarney disse à Folha:

1. A campanha Xô Sarney não existe no Amapá;
2. Sarney não processa jornalistas;
3. Nunca houve diferença de 50 pontos percentuais nas intenções de voto entre Sarney e Cristina Almeida;
4. Sarney não tem 37% de rejeição no Amapá;
5. Sarney não representa os interesses do Maranhão e, sim, do Amapá.

Agora, refuto as informações.

1. Alcinéia Cavalcante mora no Amapá e não inventou a campanha, apenas divulgou que ela está acontecendo. Logo, ela acontece, sim, no Amapá;
2. Sarney pode não processar jornalistas pessoalmente, mas seus advogados são pagos para fazê-lo e o fazem;
3. No início da campanha, pesquisa do Ibope apontou essa diferença de 50 pontos percentuais;
4. Pesquisa do Ibope aponta rejeição de 37% de Sarney;
5. Apenas cinco das 23 propostas apresentadas por Sarney beneficiam o Amapá.