quinta-feira, setembro 21, 2006

O abismo entre Paulo Freire e José Sarney

Em artigo publicado no livro A pedagogia da libertação em Paulo Freire, o comunicador Venício Lima convoca comunicólogos e pesquisadores a repensar a comunicação seguindo os conceitos de Paulo Freire. Vamos a uma breve explicação para tentar entender o porquê disso.

Paulo Freire, para aqueles não conhecem, é o criador da chamada Pedagogia do Oprimido. Ele defende, entre milhares de outras idéias maravilhosamente bem-escritas, que a educação só tem sentido quando ela transforma o aluno. Isso significa que, num processo de educação, ao estudante não pode ser simplesmente despejado conhecimento pelo professor. É necessário um diálogo, só a educação dialógica pode fazer o aluno aprender a aprender e, assim, evoluir intelectualmente.

Partindo desse conceito, explicitado aqui de forma bem simples e despretensiosa, Venício Lima nos forçou a repensar a mídia. Ele propõe que pensemos uma comunicação diferente daquela exercida pela grande imprensa, onde um grupo dominante detém os meios de criação e divulgação e os receptores apenas absorvem a informação pronta. Para produzir cultura e transformar a sociedade, a comunicação social deve trazer para o campo da produção seus atuais consumidores. Ou seja, é necessário dar voz à população, permitir que ela também tenha acesso à produção de conhecimento e, assim, produzir cultura.

Mas o que isso tem a ver com a atual arbitrariedade do TRE do Amapá em favorecer sistematicamente Sarney na briga contra a blogueira Alcinéia Cavalcante? (se você não está sabendo do caso, leia esta postagem). Tem a ver que, com o advento da internet e sobretudo dos blogs, o controle de produção das informações tem se deslocado timidamente dos meios centrais de comunicação de massa para a fatia da população que tem acesso à internet.

Em outras palavras, coronéis políticos como Sarney e tantos outros tinham, antes, o controle total dos meios de comunicação nos estados em que atuavam. Nestas eleições, entretanto, tal controle não é mais tão absoluto. Resultado: o discurso único, até então responsável pela perpetuação dos coronéis no poder, desta vez foi desafiado. Por isso, a questão envolvendo o blog de Alcinéia e de Sarney são, na prática, um sintoma evidente de que a democratização da comunicação atua contra o reacionarismo e o pensamento de quem quer deixar as coisas como estão.

Ou, para reler as palavras de Paulo Freire, uma prova de que a comunicação do diálogo é um ponto de partida fundamental para termos uma sociedade com justiça e transformação social. Pense bem o que seria possível se tantos outros meios de comunicação e não só a internet alcançassem tamanho potencial de livre circulação de informações. Quem compreendeu a mensagem deve ter percebido um tom de desafio no ar. Estão todos convocados a enfrentá-lo.

3 Comments:

At 6:41 PM, Blogger Marcel Kappes said...

Condordo Paulo! Essa tímida mudança no poder de controle da informação, q agora está praticamente descontrolada na internet é uma das características q vão marcar nossa sociedade, e quem sabe seja o estado natural da informação numa sociedade futura... pena q assim como o controle e a descentralização desaparecem, a confiança no que está nos infinitos posts tb vão minguando...

 
At 2:37 AM, Blogger @David_Nobrega said...

Você disse tudo.

 
At 11:07 AM, Blogger Paulo Morais said...

Obrigado Alcinéia,

Volte sempre.

 

Postar um comentário

<< Home