domingo, setembro 24, 2006

O dossiê e a tentativa de segundo turno

Desde que começou a rolar esta história de dossiê, algumas cabeças fizeram o mesmo - rolaram. E a imprensa caiu de pau, sob a máscara do mito da utilidade pública dos meios de comunicação. Na verdade, ao noticiar os fatos da maneira como tem feito, a grande mídia tem feito um carnaval na tentativa de provocar segundo turno.

Isso fica parecendo conversa de petista, mas vou logo avisando que meu voto é do Cristóvam Buarque. Entretanto, como jornalista, não dá pra engolir essa história da maneira como ela vem sendo contada. Fosse verdadeiro o mito da utilidade pública da mídia, estaria sendo investigado também o conteúdo do dossiê. Mas não, o que interessa é apenas a prisão dos petistas.

Daí que a gente chega na banca este domingo e dá de cara com as manchetes dos jornais. Cada uma tenta alardear mais que a outra a possibilidade do segundo turno. Em outra postagem, irei explicar melhor o que a mídia faz para tentar manipular a informação.

A princípio, fica apenas um exemplo. O portal Uai, pertencente ao Estado de Minas, um dos jornais mais reacionários do País e fiel seguidor da ideologia da mordaça proposta pelo eventual ocupante do Palácio da Liberdade, estampa em sua página nesta noite de domingo o seguite link: Escândalo faz crescer chance de 2º turno, diz pesquisa.

Quem clicar vai reparar que a matéria linkada nada tem a ver com o título. O texto que surge na tela fala sobre a acareação entre os acusados da compra do dossiê.

O portal em questão se confundiu. Seria normal, pois na correria do dia-a-dia, os jornalistas erram muito. Eu já errei várias vezes. Mas a impressão que fica é a de que, na ânsia de provocar o segundo turno, a investigação sobre o dossiê e a derrota de Lula virou, aos olhos da mídia, uma coisa só. Pior para a democracia.

3 Comments:

At 10:49 PM, Blogger Omar said...

Tb acho q em muitas situações a mídia mais desinforma do q informa, e tb concordo q o conteúdo do dossiê deve ser investigado, embora o dossiê em si não sirva como prova p/ condenações. Só não sei se concordo qto a prisão dos culpados, se vc é a contra, então discordo neste ponto, se é a favor, então chegamos a um consenso.

 
At 10:55 PM, Blogger Paulo Morais said...

Chegamos num consenso sim. Claro que sou a favor da prisão. Acho, ainda, que é uma denúncia muito grave pra ser tratada de modo tão afoito pelos jornais. Ou você acha que depois da eleição esse assunto continuará tão em alta?

 
At 10:25 PM, Anonymous Anônimo said...

Rapaz, como teu texto é bacana! Nada do dossiê foi investigado, o delegado já não dsabe mais o que diz e, com toda sinceridade, não votei em Lula, mas não consigo entender o porquê da compra deste dossiê, uma vez que Lula estava muito a frente de Alckimin em todas as pesquisas.
Acho que a história do dossiê deve ser investigada por completo. Deve-se prender quem está envolvido e verificar o que contém em todas estas documentações.

 

Postar um comentário

<< Home