domingo, setembro 24, 2006

McDonnald's e o panfleto do palhaço

Daqui a pouco, às 22h30, a Band transmite o documentário Super Size Me - A dieta do palhaço, do diretor Morgan Spurlok. Quem não sabe do que se trata o filme pode clicar no link. Não poderia deixar esta transmissão passar sem antes lançar um comentário no ar.

Aparentemente uma vez por mês, o McDonnald's troca o panfleto que vem sobre suas bandejas. O papel traz de tudo e no mês de setembro o tema é Como salvar o mundo fazendo coisas simples!. Dentre as várias recomendações que a rede de comidas rápidas propões, uma é a seguinte:Peço desculpas pela precariedade da exibição, mas é que escaneei pela minha webcam. O que interessa é a mensagem que diz, não jogue óleo de fritura usado na pia. Pois bem. O panfleto não disse exatamente o que fazer com o óleo usado e, pelo visto, os funcionários da rede ficaram na dúvida.

Tanto que, conforme noticiou uma edição da semana passada do Jornal da Alterosa (não me lembro exatamente o dia, quem souber pode me avisar), um funcionário do McDonnald's do bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, despejou um balde de óleo em um bueiro da avenida Raja Gabáglia. Como resultado, um motoqueiro perdeu o controle de sua moto, despencou no asfalto e sofreu uns bons ferimentos. A tevê mostrou fotos do acidente tiradas por um funcionário da Assembléia Legislativa. Não as tenho aqui, mas seria de bom grado se algum leitor deste blog que as tiver colaborasse.

Para completar a falha de comunicação da rede de comidas rápidas, este blog se presta ao serviço de informar: quando for jogar fora óleo de fritura usado, não jogue na pia. Reserve-os em garrafas de refrigerante (as garrafas pet) vazias e coloque junto com o lixo orgânico de sua casa. Isso evita que o óleo caia na rede de esgoto e contamine os rios.

Em tempo: salve sua saúde fazendo coisas simples. Não jogue gordura no estômago!