domingo, setembro 24, 2006

Se eu acordasse dono da Globo

Todo meio de comunicação tem um dono. Já reparou, por exemplo, como os canais de televisão têm seus nomes completamente ligados aos nomes de seus donos? É assim: falou em SBT, pensou em Sílvio Santos. Assim também é com a Globo e o Roberto Irineu Marinho (o filho daquele), com a Record e o Edir Macedo. Deu pra perceber o quanto a mídia e seus donos são quase que uma coisa só?

Pois bem, os canais tem donos, mas a gente nunca vê o dono de um canal falando abertamente o porquê de ele ter um canal. Por acaso você já viu o Sílvio Santos interromper o topa-tudo-por-dinheiro pra falar que o interesse dele com o SBT é vender carnês do baú da felicidade? Ou então o Edir Macedo falar que tem um canal pra trazer mais gente pro rebanho? Ou ainda o Roberto Marinho falando que usa a Globo pra barganhar interesses pessoais com o poder? Ou, talvez, o Roberto Civita (dono da Veja) comentando que gostaria de fazer com os petistas o que Hitler fez com os judeus?

Claro que ninguém nunca viu nada disso. E é até fácil de entender. Pensa bem. Se amanhã eu acordar e descobrir que sou o dono da Globo, vou querer sair por aí comendo tudo quanto é mulher. Mas nem por isso vou sair andando de pinto duro pela Afonso Pena gritando: “ei, dona, tô a fim de te comer!”. Além de deselegante, poderia dar cadeia. E pensa bem o dono da Globo na cadeia? Isso sim daria boas manchetes nos jornais.

Vamos deixar de lado o que eu não ia fazer pra falar do que eu ia fazer. Uma coisa eu tenho certeza: se eu fosse dono da Globo, meus microfones nunca dariam voz a quem pensa diferente de mim. Vê lá se eu ia dar espaço pra alguém xingar a mim, a algum amigo meu ou à minha ideologia. Claro que não! Eu sou o dono do canal e faço com ele o que eu quiser!

Agora pense um pouco a respeito. Se você fosse o dono da Globo, da Veja, do SBT, ou de qualquer outro grande canal, faria a mesma coisa? Muito provavelmente a resposta é sim. Neste caso, você tem tudo o que os atuais donos dos meios de comunicação também têm: ego.

Imagine agora que, no Brasil, apenas 10 grupos dominam a comunicação. São os cinco principais grupos de televisão, mais a editora Abril (Veja) e jornais do eixo Rio-São Paulo. Todos têm dono e cada um é feito à imagem e semelhança de seu proprietário. Existe alguma chance de liberdade de expressão nisso?

4 Comments:

At 11:44 PM, Blogger Ale Falcão said...

Todos são empresários e têm interesses. Nada mudaria se o numero de jornais influentes fosse 10x maior.

abraços.

 
At 12:02 AM, Blogger Paulo Morais said...

Pode ser... mas a questão de democratizar não é aumentar o número de jornais influentes. Leia o post sobre Paulo Freire e José Sarney e entenda melhor.

 
At 6:07 PM, Anonymous Anônimo said...

Nenhuma! Por isso nós blogamos.

 
At 9:02 PM, Blogger R.C. said...

Numa aula de redação o professor sugeriu o seguinte tema: "Liberdade, um direito ameaçado".
E na verdade é assim. O Brasil é politicamente democrático, politicamente independente e com uma liberdade politicamente existente. Como se sabe que hoje em dia tudo que se diz política tem o mesmo significado que ridículo, dá pra ter um pouco de idéia sobre o que temos por aqui.

Obrigada pela visita. Obrigada pelo elogio.
Gsotei de tudo o que eu vi por aqui.

Abraço.

 

Postar um comentário

<< Home