sexta-feira, setembro 15, 2006

Sarney vs Blogs

Mary, autora deste belo blog, sugeriu em um tópico da comunidade de blogueiros que falta ao UaiPod um "algo mais". Passei algumas horas pesquisando blogs dos quais sou fã, como este e este outro. Resolvi, por fim, aderir à campanha que ganha mais espaço a cada dia na blogosfera: a campanha "Xô, Sarney". Não sei se é deste tipo de "algo mais", sem ironias, que nossa visitante sentiu falta, mas acredito que seja um "algo mais" do interesse de todos.

Vou me permitir estender um pouco este post para dissertar sobre a vida recente deste nobre ex-presidente da República e explicar o porquê da campanha. Sarney foi candidato a vice-presidente nas eleições presidenciais indiretas de 1985, numa composição que agregava setores dissidentes do governo militar e políticos oriundos do Movimento Democrático Brasileiro, atual PMDB. Com a morte de Tancredo Neves, Sarney assumiu o governo. Dentre os feitos de sua gestão, destaca-se o Plano Cruzado, pacote de medidas econômicas heterodoxas que, nos primeiros meses de implantação, praticamente zerou a inflação absurda da época.

Esticado por vários meses por motivos eleitorais, o congelamento de preços imposto pelo governo federal caiu em descrédito e a inflação voltou ainda mais galopante. Apesar de ter rendido belos dividendos eleitorais ao PMDB de Sarney, o plano cruzado perdeu a credibilidade e o governo, apoio da população e de parte do Congresso. Passou a atuar no jogo político o então ministro das comunicações Antônio Carlos Magalhães, distribuindo concessões de rádio e tevê a políticos que submetessem seus votos em plenário aos interesses do executivo. Parênteses: alguma semelhança com a compra de votos da reeleição de FHC ou o mensalão?

Pois bem, dentre as maracutaias promovidas por Sarney para se manter no cenário político, uma em especial desafiou os limites da geografia. Após anos de coronelismo no Maranhão, seu berço eleitoral, Sarney resolve de um dia para o outro candidatar-se a senador pelo Amapá, estado pelo qual cumpre o seu segundo mandato no Senado. Com isso, ele garante sua cadeira e ainda abriu espaço para correligionários maranhenses.

Mas o que tem a ver Sarney e os blogs? Basicamente, o seguinte: o senador maranhense-amapaense resolveu processar o blog da jornalista Alcilene Cavalcante, por estampar esta foto:


De acordo com os blogs citados, a jornalista deve R$ 45 mil em condenações judiciais e ainda viu seu antigo blog alcilene.zip.net ser retirado do ar por decião da Justiça. Estranhamente, após deixar de existir, tal blog ainda foi condenado a dar direito de resposta a Sarney. O blog da irmã de Alcilene, Alcinéia Cavalcante, explica melhor esta história. Vale a pena conferir.