segunda-feira, novembro 06, 2006

Cama de Gato (2000, de Alexandre Stockler)


Depois de dez anos que ficaram conhecidos como a "década perdida", os anos 90 prometiam uma virada. Foi o tempo da globalização, do início da internet, um período em que passou a se acreditar que um dia todas as fronteiras do mundo seriam extintas. No Brasil, os anos 90 foram das grandes privatizações, do livre mercado, da competição cada vez mais acirrada entre os jovens pela entrada num restrito mercado de trabalho.

A idéia de globalização tal qual era imaginada, entretanto, não vingou por completo. E, pela lógica da ação e reação, a ilusão frustrada acabou como desilusão. Sobra para aqueles que mais dependem dos sonhos para viver: os jovens.

Cama de Gato é um filme crítico sobre a juventude atual, cujo comportamento se moldou pelos ideais propagados na década de 90. Conta a história de três jovens recém saídos do segundo grau: Cristiano (Caio Blat), Gabriel (Cainan Baladez) e Chico (Rodrigo Bolzan). Por um lado, estão desiludidos com esta idéia de globalização, mas, por outro, levam satisfeitos a vida de estudantes de classe média alta de São Paulo.

Um dia depois de uma festa regada a muita cerveja e drogas, os três conversam na casa de Cristiano, que recebe o telefonema de uma garota. Ele a convida para um encontro em casa, e os outros dois armam um plano para transformar o encontro em orgia.

O resultado é que a tentativa acaba em estupro coletivo no quarto de Cristiano. Com um detalhe: a webcam de Cristiano flagra o crime e coloca na internet sem que os três saibam. A garota não suporta o estupro e morre no local.

Daí para a frente, os três armam diversas situações para evitar que sejam descobertos.

O mais interessante do filme é que ele foi montado tendo como base depoimentos reais de jovens paulistanos. No início e após o final da história, são apresentadas entrevistas curtas com adolescentes e jovens sobre temas como violência, religião, comportamento, miséria e injustiça. São destes depoimentos que brotam as atitudes dos três personagens centrais da trama.

Filmes sobre juventude sem rumo não são novidade. E Cama de Gato é mais um que vale a pena assistir.

1 Comments:

At 11:39 PM, Anonymous Anônimo said...

Boa pedida, esse é o tipo de filme que nunca deixa de ser atual, mesmo com um pouco de sensacionalismo como o americano "kids", mas só poderei mesmo comentar depois de assistir, e é o que farei.

 

Postar um comentário

<< Home