domingo, novembro 26, 2006

Agora eu vou ficar ainda mais chato


Passou quatro dias que repercuti o post de 22 de outubro sobre a omissão de informações por parte de algumas lojas. E nem sabia eu que, um mês antes daquilo, em 20 de setembro, o presidente Lula já havia assinado o decreto presidencial 5.309, que trata de quê? Da omissão de informações por parte das lojas!

Na postagem do mês passado, havia reclamado da filial da Drogaria Araujo da minha rua, onde simplesmente não conseguia encontrar os preços dos produtos. Só consegui comparar os preços das pastas de dente quando a atendente me mostrou que as etiquetas estavam pregadas do lado das embalagens. Ou seja, onde não dava pra ver de cara. O cliente tem que sair tirando uma por uma das caixinhas pra ver quanto custa.

E não era só com a pasta de dente, não. Saí andando pela loja e vi que estava tudo desse jeito: xampu, sabonete, remédio, etc. Não tenho nenhum receio em afirmar que tal atitude é sacanagem pura da loja, tentativa grotesca de enganar, trapacear, engalobar, passar a perna no cliente. Tenho plena convicção disso, até porque enviei e-mail com a reclamação à loja e não recebi nada além de uma resposta-padrão agradecendo pelo "comentário".

Pois bem, agora todas as drogarias, mercearias, sacolões, supermercados, lojas de conveniência, etc, ficam obrigadas a manter informações sobre preços e condições de pagamento de forma absolutamente explícita e precisa, sem margens a dúvidas, conforme vocês podem ler nesta matéria.

Agora, os bacharéis de direito que freqüentam este blog podem me tirar uma dúvida. Pelo que sei, o consumidor tem o direito de não aceitar a quantidade oferecida pelo fabricante quando quiser levar um produto. Ou seja, se quiser levar apenas um iogurte no lugar dos seis embalados juntos, ele pode.

Se isso for verdade, dia 20 de dezembro, quando o decreto entra em vigor, volto lá na drogaria. Aviso que vou escarafunchar todas as prateleiras em busca de informação clara e precisa. Além disso, vou tentar executar a compra de 1 (um) cotonete. Não tô falando de uma embalagem Johnson&Johnson com 50 cotonetes. É só um mesmo. Uma unidade.

E ai deles se não aceitarem.

2 Comments:

At 1:37 PM, Blogger graziipa said...

Ouvi dizer que tem um blog novo ótimo na área. Já ouviu falar?

 
At 1:40 AM, Blogger graziipa said...

nem vem. vc tem inúmeras análises e pensamentos maduros no uaipod! falsa modéstia nessa altura do campeonato!!!! nao vale! kkkkkkkkkk

P.S: distribui vários cartões da GP pelo Rio de Janeiro!

 

Postar um comentário

<< Home