terça-feira, novembro 07, 2006

Veja que mentira

Como jornalista, há muito tempo deixei de ler a Veja. E, como bebum, várias vezes sou questionado em mesas de buteco sobre o porquê disso. Tentei por várias vezes mostrar como a revista, na minha opinião, não pratica jornalismo e, sim, panfletagem. Noticia conforme os interesses de seu dono (já comentei sobre isso até mesmo neste blog, nesta e nesta postagem).

Desta vez, vamos a um caso concreto. Na edição que chegou às bancas em 29 de outubro, Veja nos solta, na página 61, a seguinte notinha:

Como leitor do blog do Tas, posso comentar com absoluta certeza de que o blogueiro goza de mais credibilidade do que tal revista. Tanto um quanto o outro mostram-se posicionados ideológica e politicamente. Porém, Marcelo Tas o faz abertamente, enquanto Veja se diz imparcial e independente.

Se fosse mesmo o que diz ser, Veja teria publicado ou ao menos comentado a carta que Marcelo Tas enviou à redação da mesma. Entretanto, não o fez. Na correspondência, o blogueiro mostra abertamente que todas as acusações feitas pela revista não são verdadeiras.

Porém, do alto do posto que ocupa, de revista semanal de informação de maior circulação do País, Veja o ignorou. Existe alguma chance de democracia nisso?

Clique aqui para ir ao blog do Tas, onde está publicada a carta em resposta às acusações da revista.