quinta-feira, dezembro 14, 2006

Propagandas, denúncias e consumidores

Vamos falar mal das propagandas mais uma vez. Durante minha desocupação desta noite, resolvi visitar o site do Conar, entidade que manda prender e soltar quando o assunto é propaganda. Lá é possível ver quem denunciou quem e por que a respeito de propagandas abusivas.

Depois de algum tempo lendo as decisões dos últimos meses, o que dá pra perceber é que as empresas se denunciam o tempo todo. É a Kaiser denunciando a Nova Schin, que denuncia a Ambev, que denuncia a Kaiser. A Tim denuncia a Claro, que denuncia a Vivo, que denuncia a Telemig Celular e vice-versa.

Mas o mais legal são as denúncias de consumidores. Qualquer um pode (e deve) denunciar quando achar que uma propaganda foi abusiva. Vejamos alguns exemplos de casos que estão lá no site.

Uma consumidora de São Paulo denunciou a Polishop, aquele camelódromo da televisão, por causa do anúncio de um equipamento para fazer abdominal que prometia perder quilos e mais quilos com apenas 3 minutos de exercícios diários. O que a propaganda não explicava é que era necessária uma rigorosa dieta alimentar para fazer o negócio funcionar. A dieta vinha em um livro anexo ao produto. A empresa foi condenada.

Outro caso: consumidores paulistas denunciaram a Globo.com por veicular o comercial em que o garoto propaganda é fanático pela Net: usa camiseta e boné com a marca, assina a tevê a cabo e até casou com a Ivonete. A Ivonete, por sinal, é gorda e feia - fato que gerou a reclamação, por ser considerado depreciativo. O Conar considerou a denúncia inválida, mas ao que parece, a Globo.com preferiu alterar o comercial e tirou a Ivonete do ar.

Mas em outro caso, a Globo.com foi condenada. Em outro comercial, um adolescente reclama ao conversar com a mãe, que é representada por um bicho-preguiça: "só posso ser adotado!". Um consumidor de Campinas considerou a campanha publicitária pejorativa e depreciativa, por denegrir a imagem de filhos adotivos.

A Telefonica e seu serviço de internet banda larga Speedy foram punidos após denúncia de quatro consumidores paulistas. De acordo com a denúncia, a empresa citava vários benefícios já inclusos na mensalidade normal dos usuários como exclusivos de um tal "Plano 350 minutos". Ou seja, estavam mesmo é passando a perna na galera.

Tem muito mais de onde vieram essas. Só indo lá pra conferir. E nem vou falar das reclamações contra Vivo, Casas Bahia e Ricardo Eletro, senão daqui a pouco vão falar que estou pegando no pé.

2 Comments:

At 9:55 AM, Blogger Carambola said...

A Casas Bahia é um bom exemplo de propaganda enganosa com a "dedicação total a você".
Como explicar esta dedicação estando entre as empresas mais acionadas por consumidores nos Juizados Especiais do Rio de Janeiro (décima quinta posição).
O papel dos consumidores em denunciar estes abusos é fundamental.
Parabéns pela matéria!
Artur de Assis Andrade
http://www.casasbahia.org/index.htm

 
At 11:30 PM, Anonymous Anônimo said...

são mto interessantes essas acusações e tal...tem gnt que reclama por bobagem, isso eh fato...mas tbm têm umas bem relevantes...
boas festas!

 

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