segunda-feira, janeiro 08, 2007

O meu dia de Ana Maria Braga


Três Corações, Minas Gerais, semana passada. A receita de frango com quiabo e angu, preparada por este que vos escreve (em companhia da Andressa, para ser mais justo) e servida no almoço familiar, fez mais sucesso do que qualquer música de Roberto e Erasmo.

Pra quem não sabe, o frango com quiabo e angu é uma receita típica da culinária mineira, gostosa pra caralho (no bom sentido). O prato tem como curiosidade o fato de reunir elementos das três etnias que formam o povo brasileiro: o angu, típico dos índios; o quiabo, de origem africana; o frango, importado ao Brasil pelos portugueses.

Vamos então à receita, para que todos possam saborear esta iguaria à vontade. Serve cerca de 10 pessoas, dependendo da fome e do tamanho da cavidade estomacal de cada um. Lembrando que acompanha arroz branco, que dispensa instruções.

Ingredientes do frango:

Dois frangos caipiras
Três cebolas
Oito dentes de alho
Meio quilo de quiabo
Duas xícaras de óleo de soja
Tempero de alho e sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Um litro de água

Ingredientes do angu:

Seis milhos verdes
Um caldo de galinha
Sal a gosto
Um copo de água

Modo de preparar:

O angu é rápido de fazer, mas é bom deixar tudo pronto antes. Com uma faca, separe os grãos de milho verde. Jogue tudo no liquidificador com o copo d'água e bata até ficar uniforme. Depois é só coar a mistura numa vasilha. O resultado vai ser um líquido amarelado bem aguado. Pode reservar.

Agora vamos para o frango, que, a princípio, deve ser partido. Corte a cebola em rodelas e o alho em pedaços grandes. Coloque a água pra ferver. Aqueça o óleo em uma panela grande. Depois que esquentar jogue a cebola de forma que ela cubra o máximo possível da superfície da panela, e jogue o alho por cima. Quando começar a dourar, jogue o frango por cima de tudo. Deixe a panela aberta para que o frango solte a água. Despeje o tempero e a pimenta do reino. Com o tempo, a cebola vai começar a queimar, o que é um bom sinal, pois quando queima ela libera um corante natural, o que vai deixar o frango bem corado.

Agora é bom deixar o frango fritar, e depois pode virá-lo. Quando já estiver bem frito, pode jogar toda a água fervente, tampar a panela e deixar cozinhando. Pode ficar tranquilo que demora.

E, já que demora, vamos ao quiabo. Lave todo o quiabo e enxugue bem com papel toalha ou pano de prato. Corte-os em rodelas não muito finas. Despeje o óleo em uma panela e bota pra ferver. Quando estiver quente, pode tacar quiabo nele. Espere ele fritar até soltar toda a baba. Aí você pode separá-lo, pois ele vai se juntar ao frango quando estiver cozido.

Enquanto o frango termina de cozinhar, corra para o angu. Pegue o líquido preparado anteriormente, misture o caldo de galinha e pode colocar sal a gosto. Leve a uma panela em fogo médio e comece a mexer sem parar. Sem parar mesmo. Se parar, estraga o negócio todo. Vai mexendo até que a mistura engrosse e comece a se soltar das bordas da panela. Quando ela se solta, é sinal que está pronta. Deposite num prato fundo ou numa vasilha.

Voltemos ao frango, que já deve estar cozido. Se ainda não estiver cozido, espere até que fique pronto. Depois, jogue o quiabo por cima e misture devagar, já com o fogo desligado.

Depois é só correr para o abraço. Bom apetite!

5 Comments:

At 4:03 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro Paulo,

Seção gastronomia? Hehehhehe!!! Excelente. Não gosto de angu, por isso não me atraí tanto, apesar da cara ótima.

P.S.: De fato, existem ainda TV's e rádios da oposição na Venezuela, mas a todo instante Hugo Chavez ameaça fechar. É como se Lula ficasse ameaçando a Veja e o Jornal Nacional. Já pensou qual o clima que seria no país?

Abraços!

 
At 10:41 AM, Anonymous Anônimo said...

É, MEU AMIGO! O PRATO É DE DAR ÁGUA NA BOCA!

QUALQUER DIA DESSES OS XAPAKIXAPA PODERIAM TER A HONRA DE PROVAR ESSA IGUARIA PREPARADA POR VC!

MAS SOMENTE DIRETORIA(GUSTAVO, GUILHERME E EU)

OK?
ABRAÇO

 
At 9:29 AM, Blogger Renata Andrade Chamilet said...

Hum... deu fome!

 
At 9:29 AM, Anonymous Anônimo said...

Paulo, sensacional, tanto o prato como o site rsrs
cara!, se interessar poderiamos fazer uma parceria de links, visite meu blog, www.antogom1979.blogger.com.br

grande abraço

 
At 5:29 PM, Anonymous Anônimo said...

Você recebeu meu e-mail? Quero saber os detalhes do seu projeto.

Abraços!

 

Postar um comentário

<< Home